quinta-feira, 9 de junho de 2016

O Dinheiro Virtual

Em 2008, um programador de pseudônimo "Satoshi Nakamoto" criou um sistema eletrônico de pagamento "peer-to-peer" (P2P) e lançou a primeira moeda virtual, o Bitcoin.

O Bitcoin é uma forma de dinheiro, assim como o Real, o Dolar ou o Euro, com a diferença de ser puramente digital e não ser emitido por nenhum governo. Esse sistema tem a vantagem de que os usuários podem efetuar transações entre si, através de um computador ou smartphone, sem depender de nenhuma instituição financeira intermediária, independente da localização geográfica de cada um. O Bitcoin foi a primeira "criptomoeda" onde a criação e transferência é baseada em protocolos de código aberto de criptografia que é independente de qualquer autoridade central.

O Bitcoin foi introduzido ao mundo na forma menos promissora possível: Nakamoto lançou-o como um artigo científico da área de programação. Em 2010, é realizada a primeira transação em Bitcoins: uma pizza por 10 mil Bitcoins. Porém, ainda em 2010, o Bitcoin atingiu a paridade com o Dólar e, em setembro de 2013, um Bitcoin valia 120 dólares. Desde então, a procura pela moeda só aumentou e, em abril de 2013, ela já valia 266 Dólares. Hoje, junho de 2016, 1 bitcoin vale em torno de 590 Dólares, ou cerca de 2.195 reais.

Quem se arriscou a investir nessa tecnologia no seu início se deu muito bem. Em 2009, um jovem chamado Kistoffer Koch comprou 27 dólares em Bicoin, e deixou de lado, sem imaginar a valorização e o crescimento que essa moeda iria ter no mercado. Porém em 2013 ele descobre que aquele seu investimento de 27 dólares valiam então cerca 886 mil dólares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário